quinta-feira, 21 de junho de 2012

Projeto Pinóquio na Creche







CONTEXTUALIZAÇÃO
Este Projeto foi elaborado por Educadoras de Creche do Município do Rio de Janeiro, para trabalhar com crianças do maternal II (3 a 4 anos de idade), no ano de 2011.
A idéia é aproveitar a criatividade e o prazer pela leitura das crianças e aproveitar os contos tradicionais para enfatizar questões éticas e morais, além dos conteúdos pedagógicos.


JUSTIFICATIVA:
          Considerando que a Educação Infantil tem como objetivo principal a formação de hábitos, atitudes e valores que serão carregados ao longo de toda a sua vida, optamos pela história de Pinóquio por acreditar que o boneco é a própria imagem da infância, que passa por aventuras (incluindo mentiras, desobediências e um coração cheio de afeto) e que aos poucos aprende qual é o melhor caminho a seguir.
Assim, acreditamos que o conto aborda questões pertinentes ao desenvolvimento da turma, como por exemplo: relacionamentos (família, amigos), valores (dinheiro, educação), sentimentos (frustração, tristeza) etc.

OBJETIVO GERAL:
           Conhecer as diversas modalidades de linguagem utilizando a leitura como fonte de entretenimento e na construção de valores, hábitos e atitudes saudáveis.

CONTEÚDOS:
·         Relações familiares, amizades, valores essenciais para o convívio familiar e social;
·         Reconhecer a importância dos valores, princípios, deveres e direitos: mentira, maldade, responsabilidade, respeito, cooperação;
·         Exposição de sentimentos como: alegria, tristeza, amor, frustração etc;
·         As diversas texturas (materiais): madeira, papel, tecido, etc;
·         Aprimorar conhecimentos quanto ao raciocínio lógico-matemático, explorando: formas, cores, tamanhos, espaço;
·         Diferenças: dentro / fora, bom / mal, certo / errado, cheio / vazio, maior / menor.
·         Profissões: marceneiro, artesão, carpinteiro, artista etc.
·         Linguagem: narração, descrição;
·         Conhecer o habitat e a vida dos animais existentes na história: grilo, baleia, burro, pomba, raposa, gato;

      ATIVIDADES:
  • Manuseio de livros e revistas;
  • Ornamentação e mural da sala;
  • Atividades diversas com madeiras e materiais alternativos: móbile do Pinóquio
  • Dia do brinquedo de madeira;
  • Vivências com jogos de madeira;
  • Incentivar o imaginário e a criatividade através dos personagens da história: fada, Pinóquio e Gepeto;
  • Músicas e parlendas relacionadas à história : “A baleia”
  • Contação da história de formas variadas: filme, livro, fantoche, gravuras, teatro...;
  • Dramatização da história.
      AVALIAÇÃO:
Podemos avaliar o Projeto de forma positiva, pois a partir de elementos da infância, conseguimos atingir nossos objetivos.
Durante observação e registros cotidianos, avaliamos cada criança de forma individualizada, respeitando suas especificidades e o ritmo do desenvolvimento pessoal. De acordo com a participação e o retorno que cada criança apresentou durante as vivências e demais atividades realizadas, percebemos quão importante para elas é a presença do lúdico, do imaginário.


Projeto Elaborado e desenvolvido por:
Ana Cláudia, Ivone, Valdilene e Fabiana.

Duração do Projeto:
24/10/11 a 29/11/11.

2 comentários:

  1. olá também sou professora e fiz um projeto sobre o pinóquio fizemos dois bonecos do Grilo Falante e o Pinóquio. Eles gostaram muito. Aproveito para convidar vocês a conhecerem o nosso 2º Cd Infantil "Essa é par tocar na Escola" entre no site:www.cantandocomascriancas.com.br

    Ana Lucia Lemes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Parabéns pelo trabalho. Precisamos de mais profissionais assim.

      Excluir