domingo, 22 de novembro de 2015

Como dizer NÃO ao nossos filhos







Como dizer NÃO ao nossos filhos

Amamos nossos filhos incondicionalmente. E é claro que queremos demonstrar sempre isso... até que chega a hora de dizer não a eles.
Ouvimos sempre falar que dizer não ao filho é também uma demonstração de amor, até mais importante que o sim… Mas como dói! Sim, vamos ser sinceros: dói mais na gente do que neles! É muito “ não”... "não suba aí!"; "não corra assim!"; "não coma besteiras!"; "não se jogue do sofá!"... (risos)
Além disso, tem os pedidos negados: a gente sai pra comprar pão, passa por uma loja e... " mãe, quero essa boneca!" não pode, filha. Vamos ao médico, passamos por outra loja e ... "mãe, quero esse carro pra eu andar nele!"... Você olha aquele carro, que é quase uma réplica perfeita de um carro zero (inclusive o preço)... e lá vem outro doloroso e delicado: não
Mas qual a melhor forma de dizer o tão temido não? Qual a importância disso? Quando saberemos que não estamos magoando?
Bem, acredito que a melhor forma de dizer é sempre explicando o motivo e dialogando. Mas como tudo na vida: não existe uma formula exata, nem manual de instruções. Então como viveríamos sem lhes dizer não, se por toda vida eles terão que ouvir isso?
Não é verdade que estamos preparando os filhos para a vida lá fora? Então é esse o ponto! Estamos preparando para a “ vida real” , onde não terão tudo o que querem e nem tudo será como querem. Faz parte do crescimento, do amadurecimento.
Imaginem como seria um adulto que não sabe ouvir um não... Vai a uma entrevista e ouve: "você não se enquadra no perfil que procuramos". O adulto se joga no chão e começa a fazer birra ou entra em depressão profunda? Ou então, o adulto está dirigindo apressado; lê uma placa: "não ultrapasse". Mas ele quer ultrapassar, está com pressa...Isso seria terrível, não é mesmo?!
A vida é assim: cheia de limites; de frustrações, repleta de nãos. É melhor que nossos pequeninos aprendam a ouvir agora, de nós, enquanto o não é mais suave e cheio de amor e de explicações…
(Confissões de Mãe, por Bia de Carle)


Bia de Carle e sua filha Manuela, de 2 anos.













Nenhum comentário:

Postar um comentário